CAPITAL DAS PEDRAS PRECIOSAS

I - INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO:

Data de Criação: 29 de março de 1875 População:  30.000 habitantes Área:  1.317,22 Km2 Altitude:  720 m Educação:  25ª Coordenadoria Regional de Educação Campus da Universidade de Passo Fundo Saúde: Hospital Regional de Caridade Frei Clemente Economia:  Pedras Preciosas, Agricultura, Pecuária, Calçados        

 

II - INFORMAÇÕES SOBRE AS PEDRAS PRECIOSAS

Rochas e minerais são componentes básicos essenciais ao solo em que pisamos e são encontradas em cerca de 3.000 formas diferentes. Alguns sempre foram valorizados pela sua beleza e raridade, enquanto outros têm funções estruturais. Porém, a habilidade do homem fez com que tivessem um uso específico em algum momento da história.

O BRASIL NO CAMINHO DAS PEDRAS: O Brasil é o reino encantado das pedras, gemas e metais preciosos e tenta ocupar o espaço que merece no mercado internacional do setor. As empresas que dominam a atividade, estão se preparando seriamente para isso. Hoje, os brasileiros exportam para 85 países. Os Estados Unidos são os maiores compradores da variedade de produtos nacionais.

INDUSTRIALIZAÇÃO: A indústria do setor de Pedras Preciosas do Estado do Rio Grande do Sul se construiu efetivamente a partir da década de 1960, baseando sua produção voltada ao mercado externo. O molde industrial, os equipamentos, os insumos, a modelagem inicial foi trazida pelos importadores, considerando-se a existência na nossa matéria prima. Esta fase de implantação industrial ficou caracterizada pela integração Rio Grande do Sul e Alemanha, de onde vieram  os ensinamentos básicos, o desenvolvimento das máquinas de corte , forma, furo, lixa, polimento e rola. O incremento industrial aconteceu nas décadas de 1970 e 1980, quando também a demanda cresceu para o mercado Europeu e o surgimento de novos mercados na América do Norte  e Ásia. O parque industrial de pedras preciosas concentra-se em Soledade, constituindo-se um pólo industrializado do Rio Grande do Sul e porque não dizer do Brasil, pela industrialização e comercialização de Ágatas e Ametistas, principais produtos.  Apesar do Rio Grande do Sul ter diversidade de pedras,  busca, também, produtos em outros estados brasileiros, entre eles o quartzo rosa e verde, turmalina, cristal branco, água marinha e sodalita. Entre as gemas importadas, o quartzo rosa, por exemplo, vem da África do Sul e Madagascar. No Uruguai e na Bolívia, também de encontra ametista e jaspe. No Rio Grande do Sul, na região de Soledade e Alto Uruguai também há produção de jaspe. Outra pedra raramente encontrada na nossa região e de valor expressivo é a opala.