BRILHO E MAGIA NAS PEDRAS DE SOLEDADE

A EXPOSOL 2002 foi realizada de 1º a 5 de maio de 2002. Durante o evento, milhares de pessoas, de diversas partes do mundo, cruzaram nos corredores transformando o pacato jeito soledadense, num movimentado encontro de características internacionais. Cada empresa participante se esmerou, ao máximo, para mostrar produtos e agradar clientes. Nas prateleiras e estrados, diferentes na forma, mas iguais em beleza, as mais belas pedras do mundo encantaram à todos. Cada visitante se mostrava extasiado com as cores e formas que a natureza esculpiu em milhões de anos, e que a EXPOSOL permitiu, fosse colocado diante dos nossos olhos. Foram milhares de peças e todas diferentes, são milhares de formas, nada parecidas.

Ainda que a beleza seja bastante importante, a energia positiva que emana dos cristais, é fórmula certa para paz e harmonia. Quem passou pela cidade e esteve na EXPOSOL, pode provar um pouco da receita, porque além da atração e beleza, muito brilho e magia emanou das pedras de Soledade.


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PRESTIGIA A EXPOSOL 2002

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul prestigiou a EXPOSOL 2002, participando como patrocinadora do evento. Na abertura, o Deputado Giovani Cherini representou o Legislativo Estadual e foi homenageado. No sábado pela manhã o Presidente Sérgio Zambiazi, acompanhado pelo Deputado Cherini, compareceu ao evento, visitou os stands e foi homenageado pela organização. No quiosque da Comissão Central, Sérgio Zambiazi e Giovani Cherini foram recepcionados pelo Prefeito Hélio Lodi; pelo Presidente da Câmara, Vereador Manoel Pedro Castanheira; Secretários Municipais, vereadores, lideranças e  amigos pessoais do Presidente. Ainda pela parte da manhã, Zambiasi participou de programa especial, produzido pela Rádio Cristal, emissora em que o Deputado iniciou sua vida profissional.

 


FEIRA DE MÁQUINAS, CAMINHÕES E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

Apesar da feira coincidir com a colheita e o tempo bom ter concentrado o produtor na lavoura, serviu para mostrar o avanço tecnológico e a melhoria nas máquinas e equipamentos. A agricultura continua sendo um dos mais importantes componentes  na formação do PIB regional, sendo que a atualização tecnológica e de equipamentos é fundamental para a melhoria da produtividade.

No setor de tratores e caminhões, as marcas mais tradicionais marcaram presença, no setor de equipamentos agrícolas, foi apresentado o que existe de novo no setor, com demonstrações ao vivo.

Segundo João Batista Turella, que coordenou o setor de Máquinas. Apesar do movimento ter sido prejudicado pela coincidência da colheita, que prendeu o produtor na lavoura, muitas vendas foram realizadas e muitos negócios encaminhados.

A Comissão agradece o apoio que recebeu das empresas participantes que prestigiaram o evento.


COAGRISOL APOSTA NA EXPOSOL 2002

A COAGRISOL está presente na EXPOSOL 2002, como uma das promotoras do evento, e organizadora da Feira da Agricultura e Pecuária, juntamente  com o Sindicato Rural de Soledade.

No seu pronunciamento de abertura da EXPOSOL 2002, o presidente Olavo Valendorff destacou que a atividade a-gropecuária não tem o brilho das pedras preciosas,  mas tem uma importância fundamental e,  representa um percentual muito significativo do PIB do município e , por isso deve merecer um lugar de destaque dentre as demais atividades.

 Até o final da Exposol, os visitantes poderão conhecer as últimas inovações tecnológicas de máquinas e implementos agrícolas em exposição, de empresas convidadas pela COAGRISOL, destacando-se a Agrofel, Auto Agrícola, Augustin e Zanela. Com recursos existentes nas instituições financeiras, pelo programa Moderfrota, os produtores podem pensar em melhorar seu maquinário agrícola.

Já na feira da pecuária, a COAGRISOL e Sindicato Rural trouxeram  um plantel de gado de leite, além da mostra de ovelhas, cabritos e cavalos crioulos.

 

PRESENÇA

O presidente Olavo Valendorff destacou que a COAGRISOL não poderia ficar alheia ao evento, primeiro por sua condição de cooperativa de produção e, também pelo que ela representa para a comunidade regional.

    A COAGRISOL deve estar sempre envolvida nestes eventos, pois com sua presença estão também os seus associados, disse o presidente Olavo Valendorff.

 


Folha de Soledade na EXPOSOL 2002

A EXPOSOL 2002 foi um evento extraordinário que mostrou a força e a capacidade do empresariado soledadense. A industria, o comercio, a pecuária, a agricultura e os prestadores de serviço, deram um mostra que Soledade está preparada para os novos tempos. Em todos os pavilhões ou nos espaços externos, os visitantes puderam visualizar o enorme potencial de Soledade e de toda a região.No total foram mais de 80 mil visitantes, que transformaram a EXPOSOL num grande evento e numa imensa vitrine para o mundo todo. Nos bastidores já se discutia a possibilidade do evento ser realizado anualmente.

Desde a primeira EXPOSOL realizada em 2000, o Jornal FOLHA DE SOLEDADE edita a FOLHA NA EXPOSOL que circula diariamente entre os participantes do evento. Durante os cinco dias da EXPOSOL 2002, a FOLHA repetiu o trabalho e novamente circulou diariamente. Muito trabalho e esforço, mas a certeza do dever cumprido. Já são mais de 100 páginas contando de forma diária, instantânea e imediata a história do evento maior de Soledade. Como a circulação foi interna e voltada para os participantes do evento, estamos publicando um compacto das publicações, especialmente dirigida aos nossos assinantes.

Voltar


Jorge Saraiva de Lima

Presidente da Comissão Organizadora

“Tudo o que foi feito por ocasião da Exposol 2000 serviu como incentivo a novamente trazer para Soledade e para o mundo a edição 2002. Agradeço a todos que ajudaram na organização, aos segmentos e entidades, aos Secretários Municipais e servidores, enfim a comunidade em geral, e peço escusas se porventura alguém foi esquecido já que tantos foram os colaboradores. Faço um agradecimento todo especial ao Prefeito Helio Lodi que atendeu a todas as solicitações para que o sonho se tornasse realidade, trabalhando junto, nessa realização. O que hoje é apresentado não é algo tão somente para o momento, mas sim para as gerações futuras, tamanha é a grandeza do investimento, pois não é dando que se progride, mas sim oferecendo oportunidades para que o progresso aconteça. Agradeço ainda a Câmara Municipal de Vereadores pelo apoio na aprovação dos projetos; a imprensa escrita e falada pelo incentivo, e a todos os companheiros e  parceiros nesta  empreitadas. A Exposol 2002 está aí, vamos participa, admirar e aproveitar.”

 


Dilsea Ottoni  - ACIS

“A minha saudação as autoridades e convidados presentes anteriormente citadas pelo protocolo. Ao lado da 2ª Feira Internacional de Pedras, nasce a Feira da Indústria, Comércio e Serviços. Nasce Majestosa, dentro de um pavilhão presenteado pelo Poder Público Municipal para que nossos empresários mostrem o resultado de seu trabalho e dedicação. Participar da Exposol significa a oportunidade de mostrar a visitantes do mundo os nossos produtos. Mostrar Soledade ao mundo, visando o crescimento e o progresso de nossa comunidade é o objetivo principal da realização deste evento, que foi grandioso em sua 1ª edição e será maior ainda nesta ocasião. E há de chegar o dia que, em qualquer parte do mundo, ao se falar em Feira, falar-se-á EXPOSOL, Exposição Feira de Soledade, pois com o nosso ânimo, com a nossa união, haveremos de conquistar mais e mais novos mercados, levando o nome de nossa cidade a consolidar-se como uma comunidade que não mede esforços para promover o progresso e o crescimento.”

 


Glademir Comim - CDL

“A Exposol 2002 para nós da CDL, cuja participação através da Feira da Indústria e Comércio, representa um evento marcante, pois através dela, nossos antigos anseios se tornam realidade, já que há muito tempo sentíamos a necessidade de mostrar para o nosso consumidor as nossas potencialidades, pois temos certeza que nossos produtos são de qualidade e nossos preços bastante competitivos e através desta feira, o nosso comércio avalizará o que estamos dizendo. Queremos inverter o velho ditado de que Santo de casa não faz milagre e dizer FAZ SIM, para isto, basta que os consumidores visitem os stands de nossa feira. O comércio de Soledade com certeza, quer conquistar cada vez mais o nosso consumidor, visando é claro satisfazer todas as suas necessidades de consumo, pois com isso verá sua empresa crescer, verá o número de empregos crescer e em conseqüência mais investimentos em nossa cidade através dos retornos de tributos fiscais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Soledade e todos seus diretores agradecem aos promotores deste evento, que com certeza já nasceu com sucesso garantido.”

 


Olavo Sebastião  L. Valendorff - Coagrisol

É uma grande satisfação para a Coagrisol poder colaborar com a Exposol 2002 dentro da área agrícola, especificamente na parte de maquinários e bacia leiteira, áreas de atuação da cooperativa. Certamente o trabalho desenvolvido por nós, não terá o mesmo brilho das pedras preciosas, que é o carro chefe da nossa Exposol, mas sabemos da sua importância como responsável por grande parte do PIB da nossa região e portanto deve merecer lugar de destaque. O somatório de forças é que leva qualquer empreendimento ao sucesso, e esta é a função do trabalho, dentro da mais alta tecnologia atualmente desenvolvida no mundo. Ressaltamos e reconhecemos o trabalho da administração municipal, desde o senhor prefeito até o mais simples dos servidores pela coragem em transformar o Parque Centenário na maior das jóias de Soledade, esperando que todo este trabalho sirva para que a Exposol desde já, seja um marco de desenvolvimento, não só de Soledade, mas de toda a região.

 


Josué Rostirolla - Sindipedras

“A Exposol é um sonho que se realiza e uma visão que se concretiza, fruto da boa vontade e participação coletiva, pois os esforços somados dão a visão da potencialidade de Soledade. Cumprimento todos os expositores, tanto da cidade e região como de outras localidades pelo brilhante trabalho e a qualidade de seus produtos, os quais justificam todo o empenho não só da municipalidade, mas do povo soledadense em executar este sonho de grandeza. Inúmeras foram as dificuldades enfrentadas, mas para cada uma delas, uma solução sempre se apresentava, fruto do trabalho e abnegação de todos. Agradeço o trabalho de todas as comissões e de todos os que trabalharam ao nosso lado. Encerro lembrando o provérbio: Não diga à Deus que você tem um grande problema, mas diga ao problema que você tem um grande Deus”.

 

 

 


 

Herlon Teixeira - Sindicato Rural

“ O momento é de rara satisfação e alegria, pois na Exposol anterior aconteceram algumas críticas pela construção de um pavilhão, apenas para o setor pedrista, e neste ano também a Indústria e Comércio foram beneficiadas, além da Praça de Alimentação, havendo ainda a promessa do executivo municipal, de que para a próxima edição do evento teremos mais dois pavilhões, sendo um para pequenos animais, ovinos e caprinos, e outro para exposição de gado de corte e leiteiro bem como cavalos crioulos. Quero agradecer a toda a equipe de trabalho e desejar a todos os feirantes pleno êxito em seus negócios, convidando a todos para as palestras relativas a área da agricultura a serem realizadas no Restaurante Panorâmico e para os remates a serem realizados durante a feira. Encerro dizendo que no nosso entendimento, o sucesso superou as expectativas, pois todos os espaços se encontram ocupados pelos expositores que atenderam ao chamamento e acreditaram no nosso evento.  

 


Manoel Pedro Castanheiro - Câmara de Vereadores

“Saudo o Prefeito Hélio Lodi e as demais autoridades presentes, a rainha, princesas e demais meninas membros da comissão de recepção, ressaltando a beleza a parte que elas representam dentro do universo de jóias raras desta Exposol. Parabenizo a todos que de uma maneira ou outra se empenharam para o sucesso da exposição. Quero parabenizar a administração municipal  pelo empenho na concretização desse sonho, e vendo o sorriso de satisfação no rosto de cada um, sinto que todos degustam a mesma satisfação do dever cumprido, e que  todo o suor derramado desde o primeiro momento até o presente não foi em vão. Saúdo e parabenizo meus colegas vereadores  que ,  independente de cores partidárias partidárias,  aprovaram projetos possibilitando o empreendimento, e parabenizo a todos os soledadenses por poderem testemunhar este marco de progresso. Quero fazer uma saudação especial ao Sr. Hugo Arend, um dos primeiros trabalhadores do ramo pedrista do município juntamente com seu pai Edmundo. Encerro lembrando os trabalhadores que “pegaram na massa” , a eles e a todos digo:  “Garimpai, garimpai esta terra, este solo sagrado de Soledade, pois sem dúvida nós teremos a glória em nossos campos, nós teremos a fartura em nossos lares, e sem duvida nós teremos a riqueza e a paz em nosso município e em nossa nação”, 

 


Hélio Ângelo Lodi - Prefeito Municipal

“ Estamos  vivendo um momento muito importante, pois inicia-se o evento que marcará época em Soledade, este mega-evento é a Exposol 2002. Para que isso fosse possível, muito trabalho e investimentos foram destinados para a sua concretização e no final, temos certeza que mas valeu a pena. Ratifico todas as homenagens prestadas pelos oradores que  me antecederam e quero completar homenageando o pioneiro que desbravou  este local lançando a pedra fundamental e sendo o autor intelectual de tudo, o ex prefeito Rui Ortiz. Saúdo os expositores e os estrangeiros que vem comprar nosso produto, porque além da qualidade encontram também aqui um povo hospitaleiro e amigo. Que bom que Soledade é hoje a Capital da Pedras Preciosas; que bom que Soledade tem hoje um comércio e uma indústria forte; que bom que temos hoje uma agropecuária que cresce; que bom que temos hoje trabalho. Tudo isto propicia riquezas aos nossos irmãos, pois só o trabalho dignifica o homem. A exposição não somente visa o engrandecimento de Soledade, ela também busca trazer para nossa cidade produtos de fora num intercâmbio de qualidade, mostrando para os que nos visitam, também a qualidade do que aqui produzimos.  A partir deste momento pelo mundo todo alguém dirá: “Eu tive o prazer de visitar Soledade”. Negócios, trabalho e progresso são palavras sinônimas, pois elas se encarregam de trazer divisas aos municípios, estados e união, bastando que a aplicação seja séria, pois então todos ganharão. ”


LIDERANÇAS DA REGIÃO PRESTIGIAM REUNIÃO PRÓ-COREDE

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e lideranças da região prestigiaram a reunião pró formação COREDE realizada durante a EXPOSOL 2002. O Evento foi presidido pelo Vereador José Giovanoni Netto, Presidente da Comissão Pró Emancipação da Região do Alto da Serra do Botucaraí. O encontro foi realizado no Restaurante do Parque Centenário e teve a participação de 14 prefeitos, Vice-Prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade, após ampla discussão, foi aprovado por unanimidade a criação do Conselho de Desenvolvimento Regional do Botucaraí. A Plenária aprovou também  a Comissão que organizará a eleição da Comissão Representativa, a Diretoria Executiva e também a aprovação dos estatutos da entidade, em reunião que será realizada na Câmara de Vereadores de Soledade, no dia 14 de junho de 2002.

A reunião de Soledade elegeu e aprovou uma comissão composta pelo Prefeito Hélio  de Soledade, Flávio de Victor Graeff, Alan de Gramado Xavier, vereadora Inês de Barros Cassal,  vereador José Giovanoni de Soledade , André da FETRAF-Sul e Euzébio  Borin do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barros Cassal, que terá por incumbência a coordenação e a preparação da Assembléia Geral Regional.