Exposol 2004

3ª - Edição

Folha de Soledade On-Line

Edições
1ª edição 29/04
2ª Edição 30/04
3ª Edição 01/05
4ª Edição 02/05
Capa
Anunciantes
Coagrisol
Parque das Tuias
Sicredi
Banrisul

Exposol

2002
2003
2004

2005

A importância social e política da EXPOSOL

    Além do sucesso como exposição e feira, a EXPOSOL também assume fundamental importância social e política. Diariamente são realizados eventos importantes nas mais diversas áreas. Palestras, reuniões, cursos, demonstrações e encontros têm sido constante na programação da feira, demonstrando que ela extrapola a condição de simples local de comércio e negócios. É a EXPOSOL consolidando posição como elemento de transformação e consolidação dos anseios regionais.

Associação dos Municípios da Alto da Serra do Botucaraí.

   Aproveitando a realização de mais uma EXPOSOL, prefeitos e representantes dos municípios da Região do Alto da Serra do Botucaraí estiveram reunidos na ontem, sexta-feira, no Restaurante Panorâmico do Parque Centenário, quando teve seqüência a discussão para fundação da AMASB - Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí. A reunião foi coordenada pelo Prefeito Hélio Lodi, anfitrião da festa. A criação da entidade consolida a regionalização efetiva, propiciando a discussão de problemas comuns e a busca de solução para todos.

Associação dos Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí.

Vereadores integrantes das Câmaras da Região do Alto da Serra do Botucaraí também se reuniram em Soledade durante a EXPOSOL 2004 para criar a sua associação regional. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Soledade e teve o comparecimento de representantes de vários municípios. O Presidente da Câmara de Vereadores de Soledade, Marco Gheller, presidiu os trabalhos que foram secretariados por Antonio Nilton da Rosa Cunha, Presidente da Câmara de Fontoura Xavier. Assinada a ata de fundação, a associação parte agora para o registro e estruturação.

Feira da Agricultura e Pecuária.

A Feira da Agricultura e Pecuária da EXPOSOL 2004 teve um expressivo aumento neste ano, alcançando a casa de 160 expositores, que mostram uma grande diversidade de produtos e um setor competitivo, modernizado e organizado. A feira mostra também os setores de máquinas e veículos, animais e diversas oficinas da Emater, que buscam treinar e qualificar nos mais diversos setores. A agricultura e pecuária são importantes componentes da economia e desempenham papel importante no contexto regional.

Feira de Pequenos Animais

A Feira de Pequenos Animais, setor que também está se destacando e crescendo muito, tem atrações para os visitantes que querem apreciar as melhores raças de animais domésticos. Segundo os expositores essa feira já está sendo considerada uma das melhores e maiores do Estado. Na feira os visitantes podem conhecer vários espécimes de cães, gatos e aves, entre outros.

Clique sobre as fotos para ampliá-las

Marco Antonio Lamaison Gheller

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

    O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marco Gheller, impossibilitado pela imposição protocolar não pode realizar o pronunciamento que havia preparado para o cerimonial de abertura da EXPOSOL 2004, mas mesmo assim, registrou para a Folha na Exposol a sua opinião e pensamento sobre o evento. Disse Marco: "...Lamento não ter manifestado a opinião do Legislativo na cerimônia de abertura, isso aconteceu todos os anos e não sei porque agora foi modificado. Mesmo assim, devo dizer que a Exposol é um evento grandioso que merece todo o apoio e incentivo dos soledadenses. Na Câmara de Vereadores, sempre recebeu de todos os Vereadores o apoio e aprovação de todos os projetos que necessitaram de análise legislativa. Soledade ganha muito com a EXPOSOL, que incentiva o comércio, a indústria e a prestação de serviços, propiciando com isso o surgimento de novas fontes de renda e novos empregos. Com as feiras da EXPOSOL muita gente trabalha e ganha, não só os empresários, mas também os trabalhadores. Este ano tivemos alguns problemas, como a chuva e a queda de luz, isso prejudicou o evento e não permitiu a presença do público esperado, mas se o tempo cooperar, no sábado e domingo a presença de público deve aumentar e a feira poderá atingir seus objetivos. A função do Vereador é legislar, fiscalizar e cooperar para o progresso e o desenvolvimento do Município. Enquanto estivermos na Presidência da Câmara e representando todos os Vereadores, queremos participar ativamente de tudo e estar presente em todos os acontecimentos, afinal, a Câmara é o povo, e o povo é a razão de tudo".

Antônio Mário Cardoso

Responsável pela Praça de Alimentação

    O responsável pelo setor de Alimentação desta 4ª Exposol, Antonio Mario Menegotto Cardoso, a exemplo dos demais coordenadores da feira mostra-se eufórico pelo resultados alcançados. A atual organização da praça dá condições a que todos aqueles possuidores de áreas de comércio possam desenvolver suas atividades, inclusive tendo um espaço melhor de trabalho e melhor situação de escoação e reposição de mercadorias. Não houve qualquer privilégio quanto a aquisição de espaços, tudo foi feito através de uma espécie de leilão, portanto quem ofereceu mais ganhou o melhor espaço e a certeza do sucesso da feira se diz quanto aos locatários que se mantiveram os mesmos, com raríssimas exceções. A certeza de que todos aqueles que estão a comercializar nesta Exposol auferirão lucros é clara, até porque o fluxo de pessoas, principalmente na Praça de Alimentação, é grande e isso é sinônimo de caixa.

Os principais objetivos de nossa Comissão é saber que os comerciantes saíram satisfeitos da feira e de outro lado os usuíntes dos serviços também sentiram-se satisfeitos com o serviço que lhes foi prestado. A Exposol em sua quarta edição foi um sucesso, deixando antever prematuramente que no próximo ano nada será diferente, o sucesso já está garantido.

Diretor de Planejamento do BRDE

Germano Bonow, Diretor de Planejamento do BRDE, esteve visitando a EXPOSOL 2004 na tarde de ontem. No estande do SICREDI, Bonow, que estava acompanhado de um técnico da intituição disse: "...quem tiver bons projetos e precisar de investimentos de longo prazo, pode contar com o BRDE". Bonow destacou que o BRDE financia projetos de expansão, modernização e relocalização de empresas do setor industrial, agrícola e de serviços, fornecendo recursos para a construção de prédios e instalações e para a aquisição de máquinas e equipamentos.

Diretor do DAER

O Diretor Administrativo do DAER, Adroaldo Conzatti, esteve na tarde de ontem visitando a EXPOSOL 2004 e conhecendo os produtos e as belezas naturais expostas na feira. Conzatti estava acompanhado do Vereador Marco Gheller e disse estar encantado com o que estava sendo mostrado na feira de Soledade. Conzatti foi recebido pelo Presidente da EXPOSOL 2004, Olavo Valendorff e pelo Prefeito Hélio Lodi, com quem conversou sobre a continuidade das obras de asfaltamento da rodovia Soledade/Arvorezinha.

Presidente da EMATER.

O Presidente da EMATER, Caio Rocha, foi outra visita importante que marcou presença na EXPOSOL 2004, percorrendo todos os pavilhões e dedicando tempo especial para visitar o espaço da EMATER e todos os expositores da Feira da Agricultura, Pecuária e Pequenos Animais. Caio Rocha parabenizou a organização da EXPOSOL, enaltecendo a Feira da Agricultura, Pecuária e Pequenos Animais.

Deputado Márcio Biolchi.

Prestigiando a feira deste ano esteve participando dos atos inaugurais o Deputado Estadual Márcio Biolchi. O jovem Deputado disse que "...a feira deste ano estava muito bem organizada e que a exposição das pedras causa uma impressão muito positiva nos visitantes, por sua beleza e raridade. A EXPOSOL é um evento já consolidado e que tem tudo para se tornar maior ainda".

No Dia do Trabalho, a homenagem da FOLHA aos trabalhadores que anonimamente fazem a Exposol acontecer

Dia 01 de Maio, "Dia do Trabalho". Em épocas anteriores este dia era saudado com festas e confraternizações, mas atualmente tal não acontece, pela corrida insana em busca de objetivos, o que às vezes faz com que se esqueça daquilo que é mais importante: a pessoa.

A Exposol é marcada por uma comunhão de esforços de muitos e agregado a isso existem aqueles que "não aparecem na foto", mas que possuem sua exuberância quanto ao somatório do sucesso. A você, amigo e amiga trabalhadora, a homenagem da "Folha na Exposol", como gratidão de todos os soledadenses a vocês, que fazem as coisas acontecerem. A história desta terra jamais esquecerá, não só vocês, mas de todos aqueles que fizeram este momento grandioso.

BANRISUL na EXPOSOL

Presente desde a primeira edição da EXPOSOL o BANRISUL mais uma vez está presente na festa maior da comunidade soledadense. Como patrocinador oficial e como estabelecimento bancário e tradicional, o banco dos gaúchos mais uma vez está presente e participativo. Na abertura esteve presente o Diretor Capoani, responsável pelo setor de Recursos Humanos. Na quinta e sexta-feira o estande do Banrisul na EXPOSOL teve a presença do Gerente de Câmbio Ricardo Párula Bidesi e hoje visitará a EXPOSOL o Diretor de Desenvolvimento e Agronegócios, Nelson Marchesan Júnior. Dirigentes e funcionários da agência de Soledade se revezam e se esforçam para oferecer a todos os clientes que buscam os serviços um atendimento diferente e qualificado.

Joel Ortiz Borges

Secretário Municipal de Administração

   O Secretário Municipal de Administração, Joel Ortiz Borges, mostra-se eufórico pelos resultados até agora conseguidos na quarta edição da Exposol. Como responsável pelo corpo funcional da municipalidade, Joel acha fundamental a participação dos mesmos, trabalhando ou prestigiando o evento. Segundo o Secretário, "Existe um complexo que une os municipários, partindo do Poder Executivo, passando pelo setor administrativo, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Agricultura e chegando ao setor de obras, todos eles num uníssono de atenção em busca de um só objetivo: atingir o sucesso daquilo a que se propuseram, e é uma comunhão de esforços que conjugados não pode falhar, está fadado ao sucesso. O ano de 2004 trouxe para Soledade e região a conquista do 23º COREDE, uma vitória comunitária e que a partir de agora renderá seus frutos, mais consolidada com a fundação da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucarai, sendo esta também mais uma alavanca de sucesso para o evento magnífico que é esta feira. O ano de 2005 será importante porque teremos o gerenciamento da 5ª Exposol nas mãos de um novo Prefeito, de novos Secretários e de novas Comissões. O importante em tudo isso é saber que a semente foi lançada, germinou e trouxe bons frutos, e esta horta comunitária de ações e objetivos não poderá ser abandonada, pois a partir dessa segunda feira o pensamento já se volta para a próxima edição da feira. A Exposol é uma realidade que nos orgulha, e como é bom sermos soledadenses e desfrutarmos dessa alegria e orgulho maiores".

Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está ativamente presente nesta Exposol 2004. Na pessoa de seus profissionais efetuou um trabalho preventivo em todos os momentos, quer com suas unidades móveis, quer com seus funcionários ambulantes, preservando a saúde, a higienização e a preservação de qualquer tipo de fator nocivo à saúde pública. Também a Secretária Élia Valendorff desenvolve um trabalho de assessoramento ao Presidente da Exposol quanto a divulgação da feira, acompanhamento da Rainha e Princesas do evento, num trabalho de relações públicas. Foi um trabalho de extrema responsabilidade, como todos os demais, mas executado com a certeza de que o mesmo sendo bem executado seria mais uma gota no universo de ações que resultariam no sucesso total da Exposol 2004, envolvendo não só os setores produtivos de nossa terra, mas o todo que significa Soledade no cenário nacional e internacional. O desafio está lançado para que possamos em 2005 reeditar o atual sucesso, pois sabemos de nossas potencialidades e do quanto ainda podemos crescer e somar para o engrandecimento desta terra, que não nega a quem trabalha condições de sustentação, humanas e sociais. Parabéns a todos os soledadenses, vocês todos são responsáveis pela grandiosidade que hoje admiramos.

Ana Amélia Lemos em Soledade

    A conhecida jornalista da Rede Globo, Ana Amélia Lemos, esteve ontem em Soledade para falar sobre "A Economia Nacional e o Agronegócio". A palestra, que fez parte da programação da EXPOSOL 2004 aconteceu no Auditório do Centro Cultural e reuniu um grande público. Ana Amélia é gaúcha e iniciou a vida profissional como radialista na Rádio Cacique de Lagoa Vermelha. Na entrevista exclusiva à FOLHA, Maria Amélia disse que o Brasil vive um momento de euforia no setor agrícola, o que pode propiciar um incremento produtivo no agronegócio. Ana Amélia disse estar surpresa com Soledade, cidade que achou limpa, organizada, com belos prédios, trânsito organizado e ruas bem iluminadas. Disse ainda, estar impressionada com a beleza e o brilhos das pedras de Soledade. Ana Amélia salientou que só quem vem de fora observa determinados detalhes, que quem mora na cidade não nota. A presença da apresentadora global valorizou ainda mais o evento.

Cachaça, genuinamente brasileira

A cachaça é uma das preferências nacionais. Quente, fria, gelada, com mel, com limão, com "Pepsi ou Coca Cola", cachaça com cachaça, ela sempre desce bem. Uma boa cachaça depende exclusivamente da escolha de uma boa cana de açucar e uma boa fermentação. Estes dois fatores aliados fazem com que o líquido que às vezes desce queimando a garganta, por outras amaciando a mesma, seja bem vindo. A cachaça para ser pura é o fruto exclusivo da cana, sem adicionantes. Segundo as palavras do Sr. Pedro, a maioria das cachaças que estão a venda no mercado são aquelas chamadas de "batizadas", porque possuem ingredientes alheios a sua naturalidade (metanol, por exemplo). Atualmente as cachaças de boa qualidade são produzidas em comunidades interioranas e vendidas clandestinamente em razão dos altos impostos para sua comercialização. No interior do Estado, Frederico Westephalen e Palmeira das Missões são exemplos de municípios que fabricam aquela caninha que não dá dor de cabeça e faz bem ao espírito. Segundo nosso entrevistado, diversos Estados da união eximem os pequenos produtores do imposto e aqui no Rio Grande isso não acontece, furtando o produtor de trabalhar e o Estado de arrecadar divísas, existindo a evasão de divisas muito embora a cachaça continue a ser comercializada clandestinamente. Vamos beber cachaça então, e adquira informações ao lado dos pavilhões da Agricultura e Pecuária.

Criação de avestruz

Talvez seja este o negócio do futuro, pois essas grandes aves oriundas da África estão a tomar conta do mercado americano e o Brasil é um país propício a proliferação desse comércio, pelo clima e pelas vastas áreas disponíveis, senão vejamos: hoje o kg de carne de avestruz custa até R$ 80,00, sua pele curtida atinge a cifra de U$ 450,00, e o quilograma de penas R$ 150,00. A criação comercial desta ave já existe há mais de 150 anos. África do Sul, Estados Unidos e Canadá são os maiores criadores e exportadores, não só da carne como também de seus derivados. Para investir nessa área, o investimento pode parecer vultoso, mas o retorno é imediato e a pequeno prazo, pois um casal de avestruzes custa atualmente R$ 9.000,00, e no primeiro ano por si só ele se paga. Para o início de um negócio produtivo são necessários 04 casais de avestruzes, o que facilitaria o manejo, pois a avestruz fêmea produz no primeiro ano cerca de 10 a 20 ovos; no segundo ano 30; e no terceiro ano, quando atinge sua maturidade sexual, cerca de 40 ovos. Vale ressaltar que a vida ativa de produtividade dessas aves é de 40 anos. Portanto, é um ciclo vicioso de produtividade e que pode começar a render a partir dos 3 meses de idade, idade mínima para abate. Os dados foram fornecidos por Marlon Dorneles, da Fazenda Santa Marta, de Presidente Prudente/SP. Maiores informações nos estandes anexos aos pavilhões da Agricultura e Pecuária.

Solidariedade na EXPOSOL com o Grupo Ciranda

O trabalho do Grupo Ciranda na EXPOSOL vem se destacando a cada ano que passa, uma vez que toda a renda arrecadada tem o objetivo de prosseguir com as obras restantes no Hospital de Caridade Frei Clemente, com a maternidade já entregue e a reforma de mais 8 quartos. Eis a razão pela qual as "cirandas" dão seu suor na feira. São cinco dias de trabalho, deixando suas casas e vindo até o parque trabalhar de graça para alcançar um objetivo maior: o bem estar da comunidade carente. Em meio a ciranda, as cirandas estão vendendo números de uma rifa de um carrinho cheio de brindes de todos os expositores, que está circulando pela EXPOSOL, ao preço de R$ 1.00 o número. Mais um incentivo para que toda a comunidade se engaje em campanhas como esta, mostrando que este mega evento também é solidário e prestativo.

Pedro Ortaça lembra sucessos missioneiros e levanta público na EXPOSOL

A praça de alimentaçao teve público recorde na apresentação do show de sexta-feira. Repetindo ocasiões anteriores o missioneiro Pedro Ortaça arrancou vibrantes aplausos de uma plateia seleta, que ao som de músicas consagradas e novas canções, vibraram com o cancioneiro nativista. Foi a oportunidade de assistir a boa música missioneira na voz de um dos seus maiores intérpretes, acompanhado por um grupo de jovens e competentes músicos que lhe seguem o caminho. Ao final de sua apresentação Pedro Ortaça agradeceu o carinho do público e disse se sentir em casa, pois Soledade é a terra que recebeu e adotou um dos seus grandes amigos, o saudoso e inesquecível Cenair Maicá. O show de Pedro Ortaça agradou em cheio e atingiu os objetivos dos organizadores.

Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulo de Soledade

A sexta-feira marcou a fundação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Soledade, entidade que vem suprir uma lacuna no setor em razão da importância que atualmente ocupa esta raça de montaria no cenário não só nacional, mas que ultrapassa fronteiras, ganhando o cenário internacional. Numa cerimônia informal que contou com a presença de inúmeras autoridades ligadas ao setor criativo, foi empossada a Diretoria que é formada pelos seguintes membros:

 

Presidente: Iran Francisco Barros

Vice-Presidentes: Dante Zeni e Gabriel Wedy

Secretários: Zaluar Pedro e Daniel Assis

Tesoureiro: Anselmo Pinto e André Pinheiro

Conselho Fiscal: Manoel França, Herlon Teixeira e Maurício Lodi

A partir de agora o núcleo entrará em contato com as lideranças regionais e ligadas ao setor, no sentido de não só fortalecer a entidade, mas também buscar novos incentivos para que esta atividade se desenvolva ainda mais. A Diretoria recém empossada convida a todos os adeptos para que compareçam neste domingo à quadra de laço, anexa ao Parque Centenário, para assistirem ao "Criolaço", onde cerca de 60 duplas se apresentarão a partir das 08:00h, numa competição de técnica e apidão.

A presença da Emater/RS-Ascar na EXPOSOL 2004

A Emater/RS-Ascar está participando de forma ativa na EXPOSOL 2004. Na área ocupada pela Emater/RS-Ascar são demonstradas as atividades de artesanato, apicultura, plantas medicinais, piscicultura, jardinagem e praça de lazer. Cerca de 25 empregados da empresa estão envolvidos em atividades relacionadas à EXPOSOL 2004. Segundo o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, José Gilberto Weide, eventos como este servem de vitrine para os trabalhos de assistência técnica e extensão rural que vêm sendo realizados nos municípios da região, através das equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Artesanato

Na área destinada ao artesanato estão sendo expostos e comercializados diversos artigos produzidos por grupos e associações de artesãos assistidos pela Emater/RS-Ascar nos municípios de Soledade, Ernestina, Nicolau Vergueiro, Ibirapuitã, XV de Novembro, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff.

Plantas medicinais

Aproximadamente 80 espécies de plantas, entre medicinais e condimentares, estão sendo mostradas na feira. O objetivo é propiciar geração de renda, resgatar e valorizar a cultura gaúcha, preservar a biodiversidade, preservar o meio ambiente e valorizar o uso terapêutico.

Apicultura

Em espaço próprio os interessados podem visualizar a apresentação de um sistema completo de apicultura. No local estarão expostas caixas de abelha onde os visitantes podem acompanhar todo o processo da cultura.

 

 

Piscicultura

Quem visitar a EXPOSOL vai poder conferir também o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar em piscicultura, através das oficinas de filetagem de peixes, que iniciou no dia 29 e termina neste sábado.

Praça de lazer

Com o objetivo de disponibilizar aos visitantes um ambiente de integração, lazer e atividades lúdicas para crianças, foi construído na área da Emater/RS-Ascar uma praça de lazer com equipamentos rústicos.

Início

Aviso

Todos os direitos sobre as matérias e fotografias apresentadas nesta página pertencem ao Jornal Folha de Soledade sendo proibida a sua reprodução integral ou parcial sem a previa autorização

Página desenvolvida por Infotec Informática ME

Rua Guilherme de Vasconcelos 534 - Soledade RS - Fone 54-381-3676