Colunas

Exposol

Especiais

Editorial

Nos últimos dias Soledade viveu momentos tensos nas relações institucionais entre Executivo e Legislativo, enfraquecidas pela falta de unidade partidária, escancarada na ausência de comando e falta de preparo dos partidos, que sempre resultam em falta de sintonia e descompasso.
Enquanto isso a Nação acompanhou atenta à possibilidade de votação de um conjunto de matérias que poderia se constituir em uma tímida e acanhada reforma política. Sem nenhuma surpresa, os Parlamentares sepultaram a ideia, postergando novamente um anseio nacional. É praticamente consenso que o País vive uma gravíssima crise de representatividade nos Legislativos brasileiros, arranhado por uma verdadeira esquizofrenia política que acha que tudo pode e que tudo está correto.
A maioria da crítica prefere a zona de conforto e ignora este verdadeiro castigo dos processos eleitorais e seus resultados, e como diria Brizola, em tempos idos, “são muitos e escusos interesses”.
Passados alguns dias e tudo voltará a ser como antes, com o que queimava entrando em fase de rescaldo e as sapecadas cicatrizando.
A semana registrou ainda a importante visita do Reitor da Universidade de Passo Fundo, que visitou o Campus, ouviu alunos e conversou com a imprensa, falando da estrutura, dos planos e da importância da Universidade para a região. Na fala do Reitor, ficou claro o entusiasmo e o reconhecimento da instituição pelo crescimento do Campus de Soledade e o reconhecimento histórico pela obra dos soledadenses Cesar e Reissoli Santos, esteios fundamentais na criação e fortalecimento da UPF, que está completando 45 Anos. Ainda na oportunidade, o Reitor anunciou que o aguardado Balcão do Consumidor já está com data marcada para ser implantado em Soledade.
Outro assunto que ocupou espaço nas conversas e comentários é o resultado da safra, que mesmo com algumas dificuldades na colheita, vem apresentando satisfatórios índices de produtividade.
Também repercutiu regionalmente o anúncio feito pelo Governador Tarso Genro de que vai honrar os compromissos assumidos pelo Processo de Participação Popular no seu Governo e fazer o pagamento do passivo de edições anteriores, conforme negociação estabelecida com o Fórum Estadual dos COREDEs. A medida poderá confirmar o processo deste ano, cuja realização ainda continua ameaçada.
Para os mais novos e para os mais velhos, foi recebido com entusiasmo o anúncio do início da vacinação contra a Gripe, que pelo menos na sua forma mais conhecida já começa a mostrar a cara e incomodar boa parte da população.
Enfim, a semana passou depressa, alternando o frio e o calor característico do começo de Outono. É hora de preparar o fogão de lenha e arear a chapa para a sapecada de pinhão, que por sinal tem aparecido pouco, ao menos, por enquanto.

Bom Final de semana e boa leitura.